Nutrição e...

#59 Nutrição e Rio+20

Nestas últimas semanas tem se falado bastante da Rio+20. E a nutri aqui não podia deixar de comentar da nutrição dentro desse contexto.

A Rio+20 é uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) que teve início no dia 13 de junho e termina hoje. Ela marca o 20º aniversário da UNCSD que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992.

O objetivo da conferência é “assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes”. (Fonte: Sobre a Rio+20).

Alguns dos pontos discutidos na Rio+20 são de enorme interesse para nutricionistas, profissionais da saúde e interessados: a Fome, a Alimentação e a Água.

Como se pode ler no site da conferência é preciso aliar Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável:

“É hora de repensar a forma como nós cultivamos, compartilhamos e consumimos os nossos alimentos.

Caso feitos corretamente, a agricultura, silvicultura e pesca podem proporcionar alimentos nutritivos para todos e gerar rendas decentes, apoiando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento rural centrado nas pessoas e a proteção ao meio ambiente. Mas agora, nossos solos, água doce, oceanos, florestas e biodiversidade estão sendo rapidamente degradados. A mudança climática está colocando ainda mais pressão sobre os recursos nos quais dependemos.

Uma mudança profunda no sistema alimentar e na agricultura mundial é necessária se quisermos alimentar os atuais 925 milhões de famintos e os 2 bilhões de pessoas esperadas até 2050.

O setor de alimentos e agricultura oferece soluções chave para o desenvolvimento, e é central para erradicação da fome e da pobreza.”
(Fonte: 7 Questões Críticas da Rio+20)

E você? O que pensa sobre a Rio+20? E sobre a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável?

Será que é possível gerar comida suficiente em (quantidade e qualidade) para todos sem agredir o meio ambiente?

Enquanto a solução para o problema não vem, cabe a cada um de nós fazer a sua parte. Veja aqui no “Aprendi Com A Nutri” algumas dicas de como ajudar o meio ambiente: O que você faz, conta!.

Leia também um pouco mais sobre o assunto:

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s