Nutrição e...

#04 Nutrição e Comida fora de casa

Como alimentar-se bem fora de casa?

É praticamente inevitável não comer fora de casa considerando–se o ritmo da vida atual. Porém, o almoço num restaurante, uma festa ou um happy hour com os amigos não são desculpas para descuidar da alimentação.

Vai aí algumas dicas para comer bem fora de casa:

1. Escolha um restaurante ou lanchonete que lhe inspire confiança.

2. Procure montar seu prato diversificando e combinado cores, sabores e consistências.

3. Para compor seu prato, escolha apenas um alimento de cada grupo a seguir:

a. Carnes;

b. Cereais (arroz, milho), massas, tubérculos e raízes (batatas, cará, inhame, mandioca, etc.);

c. Leguminosas (feijões, soja, lentilha, etc.);

d. Verdura cozida ou refogada;

e. Salada crua.

4. Opte por carnes grelhadas ou assadas e evite as gordurosas ou ao molho.

5. Se for comer massas: prefira as simples (alho e óleo, ao sugo, com verduras, ervas).

6. Os vegetais cozidos devem estar al dente. Quando são cozidos demais perdem muito de seu valor nutritivo.

7. Sobremesas: dê preferência a frutas e saladas de frutas, pois são isentas de gorduras e são de baixa caloria.

8. Não consuma alimentos excessivamente gordurosos, pois demoram a ser digeridos e causam mal estar e sonolência.

9. Na dúvida, evite pratos que apresentem perigo de provocar intoxicação, como os que contêm ovos, maionese e cremes, as carnes mal passadas e os crustáceos (camarão, siri, etc.). Gestantes devem se atentar neste ponto!

10. Bebidas: prefira sucos naturais ao invés de refrigerantes, bebidas alcoólicas e refrescos artificiais. Além disso, varie o sabor do suco.

11. Coma a salada primeiro, antes dos demais alimentos. Assim, você ficará saciado (a) mais rápido e ao final da refeição não terá a sensação de ainda estar com fome.

12. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições (20 a 30 minutos antes ou depois).

13. Se sentir necessidade de tomar café depois de se alimentar, consuma-o pelo menos 2 horas após a refeição. O café possui propriedades que “roubam” o cálcio e o ferro da alimentação.

 Com essas dicas você conseguirá manter a forma e suprir as necessidades do seu organismo. Bom apetite!

 Para mais dicas acesse:

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